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sábado, 16 de janeiro de 2016

Obra de Viktor Frankl vai para as telas do cinema

Por Sheila Sacks

“Hoje aos homens é concedido confrontar-se com realidades que antes confrontavam somente no leito de morte” (Ernst Bloch, filósofo alemão)

publicado no site Observatório da Imprensa

Provavelmente em 2016 mais uma história ambientada em um campo de concentração estará nas telas dos cinemas. Produtores de Hollywood adquiriram os direitos de filmagem do livro “Em Busca de Sentido - Um psicólogo no campo de concentração”, do psiquiatra e filósofo austríaco Viktor Frankl (1905-1997), publicado em 1946, e que após ser traduzido para o inglês, em 1959, se tornou um best-seller mundial (no Brasil, a obra já está na 37ª edição). O roteirista Adam Gibgot, que fará a adaptação da história para o cinema, adiantou que a abordagem do tema seguirá a linha amena da película italiana “A vida é bela” – sobre um pai e seu filho menor que são conduzidos a um campo de concentração -, Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999.

Com elementos que beiram ao gênero de literatura de autoajuda, pela ênfase à psicologia virtuosa da vontade pessoal e da força do espírito para superar as adversidades, o livro de Frankl traz a mensagem de que ao indivíduo cabe procurar um sentido e uma missão na vida. Uma visão que caminha em rumo diverso a de seu ilustre conterrâneo Sigmund Freud (1856-1939), com quem manteve correspondência e conheceu pessoalmente. Em uma conferência em Viena, o filósofo reconheceu o fato e se justificou: “É verdade que Freud escreveu que ‘no momento em que alguém pergunta sobre o sentido ou o valor da existência, está doente’; mas eu penso que é nesse momento que a pessoa manifesta sua humanidade. É um empreendimento humano o interrogar sobre um sentido para a vida, e cabe perguntar se tal sentido é alcançável ou não.”

Setenta anos depois do lançamento da obra, que também enfatiza o valor e o sentido do sacrifício em qualquer situação, as teses de Frankl e Freud estranhamente se interagem. Isso porque em uma época na qual o sentido da vida para uma fatia da humanidade se centraliza em matar e se imolar em sacrifício às causas associadas ao radicalismo religioso e político, a presunção de Freud torna-se cabível principalmente em relação aos jovens que aderem ao terror. A procura de uma razão para viver não é uma condicionante à busca do bem e se manifesta, de um modo geral, a partir de um desajuste pessoal que, mais adiante Frankl classificaria de “vazio existencial”.

Mas, apesar das concepções de Frankl não entusiasmarem Freud nem tampouco a outro gigante da psicologia com quem manteve contato, o também austríaco Alfred Adler (1870-1937), sua obra de estreia e as demais que se seguiram (escreveu 39 livros) receberam elogios e palavras de incentivo de líderes religiosos do porte do Papa Paulo VI, que o convidou para um encontro no Vaticano, em 1970, e do Rebe Menachem Mendel Schneerson, do movimento ortodoxo Chabad. Seus livros também foram traduzidos para o árabe e o persa, sendo editados no Egito, Irã e Turquia, de populações muçulmanas.

Livro do século

Em 1991, uma pesquisa realizada entre os leitores dos Estados Unidos apontou os 10 livros que mais influenciaram e fizeram a diferença em suas vidas. No topo da lista não houve surpresa: a Bíblia continuava liderando com facilidade (fato que se repete até os dias de hoje nos EUA). A consulta, conduzida pela prestigiosa instituição norte-americana “Library of Congress” - a maior biblioteca do mundo com um acervo atual de mais de 35 milhões de livros e outros impressos -, em parceria com o Clube do Livro, também consagrou um texto escrito por um médico judeu vienense, intitulado “Man’s Search for Meaning” (Em Busca de Sentido, na edição brasileira). Uma escolha que se repetiu anos mais tarde, em 2000, no Japão, com os leitores do “Yomiuru Shimbun”, de Tóquio, o jornal de maior tiragem diária do mundo (10 milhões de exemplares), que listaram o livro de Frankl como um dos 10 mais importantes do século 20.

O autor tinha sobrevivido a três longos e sofridos anos em campos de concentração, acompanhado de um caderno de anotações que serviu de base para descrever a sua terrível experiência e a de outros companheiros sob a ótica de um psicólogo. Publicado pela primeira vez em Viena, o livro de pouco mais de cem páginas, escrito em nove dias, trazia uma mensagem estimulante já a partir do título: “Trotzdem ja zum Leben sagen” (Diga sim à vida, de qualquer maneira, trad. livre do alemão). Espantoso para quem acabara de perder seus entes queridos de modo tão bárbaro: o pai, no campo de Theresienstadt (República Tcheca); a mãe e o irmão caçula, em Auschwitz (Polônia); e a esposa grávida, em Bergen-Belsen (Alemanha).

Ao longo da narrativa, Frankl detalha situações inimagináveis de desumanidade e de degradação física experimentadas por prisioneiros de todas as idades, inclusive crianças, no campo de Auschwitz, e analisa que todo ser humano submetido àquelas condições em pouco tempo irá apresentar um estado de espírito anormal o que não deixaria de ser uma reação psicológica “normal”. E lembra a frase do poeta e filósofo Gatthold Ephraim Lessing (1729-1781), mestre do Iluminismo: “Quem não perde a cabeça com certas coisas é porque não tem cabeça para perder.”

Frankl recorre a pensamentos de filósofos, poetas e escritores nas suas descrições dos cotidianos quadros sórdidos e terrificantes que compunham o dia a dia daquele exército deplorável de condenados. A sublimação do sofrimento é lembrada na afirmação do russo Dostoievsky (1821-1881) que dizia temer apenas uma coisa na vida: não ser digno de seu próprio tormento. Daí a importância das chamadas “miseráveis alegrias” que inoculavam um valioso fôlego espiritual nos prisioneiros despojados de todos os seus pontos de equilíbrio. “Nós éramos gratos ao destino quando ele nos poupava de sustos. Já ficávamos contentes quando à noite podíamos catar os piolhos do corpo antes de nos deitar.” Uma felicidade no sentido negativo de Schpenhauer (filósofo alemão do século 19) ou uma isenção de sofrimento em sentido muito relativo, segundo Frankl.

Arte, política e religião

Usada pelos prisioneiros como uma valiosa tábua de salvação contra a apatia, o desânimo e a loucura, a arte nos campos de concentração está presente nas narrativas da maioria dos livros, documentários e filmes sobre o tema, compondo, juntamente com o material salvo da hecatombe, um considerável legado cultural, se o termo é aplicável, da tragédia do holocausto. Sessões de música, poesia, teatro e até de humor aconteciam com o beneplácito da guarda nazista adestrada contra possíveis focos de rebeliões. Os sentimentos de inconformismo ou revolta, canalizados para um escoadouro fictício de sonhos e fantasias, mantinham os prisioneiros sob controle, proporcionando uma sensação de bem estar, ainda que fugaz e ilusória. Valia “tudo para esquecer”, atesta Frankl.

Outras áreas de interesse que movimentavam o cotidiano dos campos eram a política e a religião. ”Em primeiro lugar, a política, o que não é de surpreender e, em segundo, a religião, o que não deixa de ser notável”, conta. “Todos aqui discutem política quase sem parar, mesmo que se trate de ouvir sequiosamente os boatos infiltrados e passá-los adiante. Quanto à religião, o impressionante eram os cultos improvisados no canto de algum barracão ou num vagão de gado, escuro e fechado, no qual éramos trazidos de volta após o trabalho, cansados, famintos e passando frio em trapos molhados.” Médico psiquiatra, Frankl afirma que se manteve fora de privilégios. “Não é sem orgulho que digo não ter sido mais que um prisioneiro ‘comum’. Nada fui senão o simples nº 119104.”

 Junto aos pais

Em sua autobiografia, publicada em 1995, Frankl relata como teve a oportunidade de escapar ao regime nazista: “Eu esperei alguns anos até obter o visto de imigração para os Estados Unidos. Finalmente, um pouco antes do ataque a Pearl Habor (7/12/1941), fui convidado a ir à embaixada para pegar o meu visto. Aí então, eu hesitei, pois como poderia deixar meus pais para trás? Eu já imaginava qual seria o destino deles: deportação para um campo de concentração. Poderia eu dizer adeus e deixá-los entregues a própria sorte? O visto era pessoal, exclusivo para a minha pessoa”. 

À época, Frankl tinha 36 anos e era diretor do setor de Neurologia do Hospital Rothschild, tendo trabalhado antes, por quatro anos, no Hospital Geral de Viena, no tratamento de pacientes com tendências ao suicídio. Ele conta que quando chegou em casa naquele dia, encontrou o pai, em lágrimas: “Os nazistas atearam fogo na sinagoga”, disse-me, mostrando um pedaço de mármore que ele conseguira salvar. Na peça estava gravada, em dourado, uma única letra hebraica, justamente a letra inicial do quarto Mandamento: Honra teu pai e tua mãe. Diante disso, Frankl telefonou para a embaixada americana e cancelou o visto. “Talvez a decisão que eu tomei já estivesse comigo há muito tempo, e na realidade somente escutei o eco da voz de minha consciência”, afirmou.

Ponto de vista

O jornalista e escritor norte-americano Matthew Scully, mais conhecido pela sua função de speechwriter (redator de discursos) do ex-presidente George W. Bush, observa que Frankl publicou “Em Busca de Sentido” um ano antes do surgimento de “O Diário de Anne Frank” (1947). Ambos os livros ganharam o mundo, mas os autores tiveram destinos distintos. “No caso de Frankl, a sorte o conduziu para uma direção diferente. Depois da perda da esposa no Holocausto (Shoá – catástrofe - em hebraico), ele casou-se novamente, escreveu outros 32 livros, criou um método de psicoterapia, construiu um instituto em Viena que leva o seu nome, deu palestras ao redor do mundo, e permaneceu vivo para ver o seu livro ser traduzido para 45 idiomas.” Em 2007, a obra já havia atingido a cifra de 12 milhões de exemplares vendidos.

No encontro que teve com Frankl, em Viena, em abril de 1995, o jornalista falou de sua surpresa pelo livro não ser, pelo menos, o segundo mais lido na biblioteca do Museu do Holocausto, em Washington, onde “O Diário de Anne Frank” ainda reina absoluto (35 milhões de cópias em 67 idiomas). Frankl atribuiu o fato ao tom conciliatório que sempre adotou em suas mensagens e que desagradava a muitos: “Em todo o meu livro ‘Em Busca de Sentido’ você não vai encontrar a palavra ‘judeu’. Eu não acentuei a minha condição de judeu e nem de ter sofrido como um judeu”, afirmou.

Na entrevista, publicada pela revista americana “First Things”, Frankl fez questão de igualar a sua dor à de qualquer outro ser humano submetido a uma situação de horror. “Sou 100% contra a tese de culpa coletiva”, enfatizou. “Parto do fundamento de que a culpa, a priori, é individual.” Reforçando essa posição, Frankl já havia dito, em outra ocasião, que mesmo nos estreitos limites de um campo de concentração, ele somente encontrara dois gêneros de pessoas: as decentes e as sem decência. “Nenhuma sociedade está imune aos dois, portanto, havia no campo guardas decentes e prisioneiros, sem decência, notadamente os capos (prisioneiros que dispunham de prerrogativas especiais) que insultavam e torturavam os seus próprios companheiros em troca de vantagens pessoais.”

Escondendo o inimigo

O antropólogo Richard A.Shweder, escritor, professor e presidente do Comitê de Desenvolvimento Humano da Universidade de Chicago, destaca o fato de que Frank surpreendeu o mundo ao afirmar que o espírito humano encontrava maneiras de alcançar a dignidade mesmo na lama de Auschwitz. “Ele argumentava que um prisioneiro tornava-se digno ou não a partir de uma decisão própria interior, e não somente em consequência das condições do campo.” Para Frankl, ninguém melhora ou evolui enxergando-se como vítima. Cada pessoa é capaz de se sobrepor a situações degradantes, “já que a saúde mental está relacionada com as decisões e não com as condições”.

Um fato ilustra esse ponto de vista. Quando os aliados libertaram os campos de concentração, duas prisioneiras judias sobreviventes do Holocausto esconderam um oficial da SS (Schutzstaffel, a tropa nazista de Hitler) de nome Hoffman, e só concordaram em entregá-lo às autoridades com a condição de que ele não fosse maltratado. Frankl foi testemunha em seu julgamento e, durante algum tempo, manteve correspondência com o oficial tentando confortá-lo, já que o homem vivia atormentado por sua participação na barbárie nazista.

Conselhos para se manter vivo

Frank também lembra em seu livro uma das primeiras recomendações que, recém-chegado a Auschwitz, recebeu de um prisioneiro veterano: “Não tenha medo! Não se amedronte com as seleções! Mas uma coisa eu peço para você... faça a barba diariamente, mesmo que tenha de usar um fragmento de espelho... mesmo que tenha que dar o seu último pedaço de pão para isso. Você ficará com uma aparência mais jovial e o ato de se barbear dará a sua face mais rubor. Se quiser sobreviver, só existe um jeito: Mostre-se saudável para o trabalho.”

Já nos momentos de intensa frustração, recorda Frankl, o artifício era orientar os seus pensamentos para as coisas mais triviais, como por exemplo achar um pedaço de arame para substituir o cadarço podre de um sapato. Ele também se forçava a pensar acerca de seu futuro, após a libertação. Anos depois, nas diversas universidades onde lecionou – entre elas a de Harvard – Frankl sempre enfatizava aos seus alunos que cada pessoa deve ir ao encontro de sua missão. “O homem pode suportar tudo, menos a falta de sentido da vida. Por isso é preciso trabalhar por algo além de si mesmo.”

Indicado ao Nobel da Paz

Vitor Frankl foi professor de Neurologia e Psiquiatria na Universidade de Medicina de Viena até 1990, quando se aposentou aos 85 anos (ele também praticava o alpinismo e tirou o seu brevê de piloto de aeroplano aos 67 anos). Doutor em Filosofia, Frankl recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” em 29 universidades de todo o mundo, entre elas, as federais do Rio Grande do Sul (1984) e de Brasília (1988).

Membro honorário da Academia Austríaca de Ciências e Cidadão Honorário de Viena, Frankl proferiu palestras em mais de 200 faculdades nas principais cidades do mundo e foi considerado pelo “American Journal of Psychiatry”, o mais importante pensador desde Sigmund Freud e Alfred Adler. A Logoterapia ou Análise Existencial - método psicológico criado por ele - é conhecida como “A Terceira Escola Vienense de Psicoterapia” (a primeira é a Psicanálise Freudiana e a segunda é a Psicologia Individual de Adler). Em 1985 recebeu o “Oscar Pfister Prize”, prêmio máximo da “American Society of Psychiatry”, e teve seu nome proposto para o Nobel da Paz pela “The Milton H. Erickson Foudation”, entre outras entidades.

Lembrando a visita que fez a Frankl em um hospital de Viena, poucos meses antes de seu falecimento, ocorrido em setembro de 1997, o escritor e doutor em psicologia Jeffrey K.Zeig - idealizador do ciclo de seminários internacionais “Evolution of Psychotherapy Conferences”, que teve em Frankl um dos seus participantes mais ilustres - buscou uma frase do romancista e filósofo francês Albert Camus, na sua obra póstuma “O primeiro homem”, para definir a personalidade de seu mestre: “Existem pessoas que justificam o mundo, que ajudam os outros somente com a sua presença.” A citação veio a propósito da insistência de Frankl em manter uma linha de telefone aberta para atender pessoas de tendências suicidas, ainda que estivesse doente e hospitalizado. Até o final de seus dias, Frankl recebia em média mais de 20 cartas diárias de pessoas que se diziam salvas após a leitura de seu livro.    


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A imortalidade ao alcance de todos

por Sheila Sacks


Mais de 30 milhões de pessoas já falecidas continuam “vivas” no Facebook mostrando que a imortalidade é possível na internet

publicado na Curadoria de Notícias do Observatório da Imprensa

Lançado em 2004, o Facebook congrega mais de 30 milhões de usuários falecidos que permanecem na rede social  numa demonstração inequívoca de que existe vida após a morte nessa segunda década do século 21, pelo menos no espaço virtual. Com tantas almas vagando pelas redes, o equivalente à população de uma Xangai e meia, não será motivo de surpresa se os vivos do Face possam receber curtidas e eventualmente pedidos de amizade de pessoas que jamais irão conhecer pessoalmente caso a curiosidade e a simpatia de um sorriso os encantem.

No artigo “Vida virtual após a morte”, o doutor em genética e biologia molecular Javier Sampedro, que escreve regularmente para o jornal EL País, acredita que a permanência desses avatares nas redes funciona como uma espécie de homenagem e consolo para amigos e familiares. A transcendência da imagem do morto que ganha um corpo virtual seria uma maneira de mostrar deferência ao falecido e segundo o autor “essa é a maneira de morrer nesta aurora do terceiro milênio, e faltar com ela começa a parecer tanta desconsideração quanto usar gravata vermelha em velório.”

A tendência, porém, não impede que sites como o Postumer.com ofereçam seus serviços para apagar a passagem do morto pelo mundo virtual, incluindo seus blogs, websites e contas de e-mails. Outros, por outro lado, se dedicam a compilar a história do finado como o Grupo Mémora. O pesquisador espanhol lembra que o legado digital não para de crescer e que mensalmente são publicados 55 milhões de fotos no Flickr – o site de hospedagem de fotos gratuitas - e centenas de milhares de vídeos diários no Youtube. Para esses números também concorre a mania dos selfies em cerimônias fúnebres. Pesquisa da funerária britânica “Perfect Choice Funerals” indica que um terço das pessoas que participam de enterros tira selfies no cemitério e muitas delas postam, de imediato, no Instagram.

Mas, de certo modo, a possibilidade metafórica de um morto continuar vivo nas páginas do Facebook expõe nossa dualidade de lidar com a morte. “Todos entendemos perfeitamente a morte, desde que seja a morte dos outros”, escreve Sampedro. “Viver tranquilamente até que ela (a morte) chegue não é senão uma consequência de como é difícil entender a ideia de não ser”, explica.

Autor do livro “Deconstruyendo a Darwin (2013), Javier Sampedro é conclusivo acerca do anseio humano à imortalidade. Para o cientista, “a morte é algo tão concreto quanto a própria vida que é feita de coisas que se deterioram, se degeneram e se desintegram”.



segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A diáspora e a guerra dos 365 dias

por Sheila Sacks

“Minha geração, e aquela de nossos avós, não precisavam de educação judaica intensiva para lembrar que somos judeus. Mas nossos filhos pertencem à Quarta geração. O que foi suficiente para nós não basta para eles. Na Quarta geração, o judaísmo precisa ser renovado, ou então será abandonado. Não há outra alternativa” (Jonathan Sacks, rabino-chefe da Inglaterra)


Naquele ano de 1967, três meses antes das celebrações do Rosh Hashaná e Yom Kipur, os judeus de todo o mundo foram brindados com uma série de imagens que varou o planeta como um luminoso cometa, provocando uma explosão de emoções poucas vezes sentida com tamanha intensidade.

A impressionante foto do rabino Slomo Goren, capitão das forças armadas de Israel, abraçado aos rolos da Torá e ecoando o som do shofar aos quatro cantos do planeta para anunciar a libertação de Jerusalém - a partir daquele instante uma cidade aberta a todos os credos e raças -, assumia ares de profecia, tornando-se um divisor entre o velho e os novos tempos que assomavam porta adentro como emissários há muito aguardados.

Igualmente a visão de soldados israelenses rezando ao pé do muro sagrado, no coração de Jerusalém, mexeu com os brios de uma geração de jovens, talvez em dúvida em relação aos caminhos a seguir. Revelou-se também como uma preciosa dádiva para aqueles veteranos que vinham lutando, há décadas, pelo direito de pisar o solo milenar da cidade santa. E converteu-se, certamente, em um sinal celestial incontestável para milhões de judeus que sobreviveram à perseguição e à matança da era nazista, símbolo raro de que, afinal, o sofrimento, os reveses e as incontáveis almas sacrificadas na pira da intolerância estavam sendo redimidos naquele momento histórico.

David e Golias

Nunca é demais rememorar a Guerra dos Seis Dias, que permanece como uma lembrança forte e inspiradora, merecedora de inúmeras resenhas, considerações e análises apuradas. Se por um lado, a luta e a perseverança de um povo acossado que não se acovardou diante das forças majoritárias que o ameaçavam, repetindo o exemplo bíblico de David e Golias, revigoram nossos sentimentos de autoestima, por outro provocam uma saudade doída de um instante único de fé e coragem, eternizado em tantos corações.


Isso porque à profética mensagem de consolidação da nação judaica registrada ao término dos seis dias de guerra, e lá se vão mais de quatro décadas, foram incorporados, na Diáspora, modernosos discursos, hábitos, conceitos, significados e interpretações que, ao longo do tempo, criaram uma esquisita miscelânea, difícil de ser contabilizada como ganho à identidade cultural de um povo. A chamada “flexibilização” cultural e religiosa que avança a passos largos sobre as comunidades judaicas é o nosso novo Golias a ser enfrentado.

O massacre diário de informações volúveis, a difusão incontrolável de modismos, a ditadura do consumismo e a imposição de uma indústria tecnológica de circulação de mensagens e desejos artificiais são tentáculos de uma rede malévola que preenche e ocupa as poucas e qualitativas brechas de tempo que dispõem o ser humano ativo, contribuindo para minar os alicerces básicos das minorias e diluir, paulatinamente, as suas identidades originais. Alvos sensíveis desta guerra subterrânea e subliminar que se estende por todos os 365 dias do ano, os judeus da Diáspora labutam em meio a uma batalha crucial que implica em atenção e resistência redobradas, no sentido de preservar a sua imensa e preciosa herança milenar.

Canto das sereias


Incansáveis, as comunidades judaicas se empenham para não serem encobertas pelas ondas desse mar de mesmice que as espertas ditaduras de costumes têm imposto às sociedades modernas. Enquanto para as gerações mais antigas, remanescentes da imigração e cerceadas pelas grades culturais do passado, é mais fácil preservar os rituais, os símbolos e o calendário de eventos, para os seus filhos e netos a situação se mostra mais desconfortável e, muitos desistem, às vezes inconscientemente, de remar contra a maré de um mundo fermentado por ideias monolíticas e preconceituosas que roem e esgarçam as nem sempre sólidas convicções religiosas de nossos jovens.

Hoje, grande parte dos líderes comunitários, de poderosos empresários, de ativistas dedicados e de senhoras voluntárias que investem seu tempo e seu entusiasmo em prol das causas judaicas, convive com um paradoxo pessoal em função do alto grau de assimilação presente no seio de suas próprias famílias.

É cada vez mais difícil afinar o discurso público da preservação dos valores judaicos com a realidade que enfrentam no âmbito familiar. Respirar em casa um ambiente 100% judaico, estudar em escola judaica ou participar de movimentos sionistas não são mais os indutores capazes de conduzir os jovens a uma via de fidelização às suas raízes ancestrais.

O “canto das sereias” das mensagens cativantes e sedutoras que propagam as vantagens de uma vivência integrada e harmoniosa com a comunidade maior, a qual cada judeu da Diáspora está ligado pelos fortes laços da nacionalidade, tem sido interpretado de uma forma literal, ao pé da letra, seja por conveniência, preguiça ou uma decisão particular. Daí que a tênue linha que demarca o que é uma convivência integrada e o que se constitui em uma entrega adesista precisa ser acentuada antes que a mesma seja irremediavelmente varrida do mapa.

Prazer imediato

Outro fator condicionante favorável ao ambiente de similitude observado nos jovens – tanto no que se refere ao modismo de bens de consumo, ao comportamento social e as expectativas de vida – é a tal busca da felicidade, muitas vezes mal compreendida ou confundida com o prazer imediato.
 
Nas décadas de 1980 e 90, a conversão religiosa de um dos pares do casal era a rotina convencional necessária para a aceitação pela família de um casamento precedido, na maioria das vezes, de terríveis dúvidas e de um mal-estar generalizado de ambas as partes. Diante da argumentação emocional de um filho sobre a importância do amor e da felicidade a dois, os pais sucumbiam, mesmo a contragosto, sofrendo calados ou reclamando até o final de suas vidas.

Muitos procuravam ficar de bem com a sua consciência, matriculando os netos em escolas judaicas na esperança de que o processo inicial de assimilação revertesse milagrosamente. Hoje a situação se enveredou por outra vertente mais perigosa. Agora são os pais que justificam as escolhas dos filhos fora do judaísmo, bradando que a felicidade da garotada está em primeiro lugar. O “sentir-se feliz” virou uma espécie de passaporte especial que garante imunidade ao seu portador, oferecendo uma travessia aparentemente sem problemas ou cobranças pelas fronteiras da assimilação.

Arte versus Judaísmo

Também a arte, em todas as suas variantes, transformou-se em uma das mais poderosas redes de pescaria que arrasta os jovens para fora de seu habitat ancestral. No Brasil, a grande maioria dos atores, atrizes, diretores e apresentadores de TV, compositores, músicos, escritores, intelectuais, pintores e demais artistas de sucesso, com ascendência judaica, já estão casados ou vivem com pessoas de outro credo religioso. Seus descendentes diretos não mantêm o menor resquício de religiosidade judaica, fato absorvido como um detalhe folclórico de sua árvore genealógica.

Curiosamente, cabe a mídia judaica a iniciativa de lembrar o (perdido) elo judaico desses cidadãos, festejados por jornais comunitários pelo sucesso de suas empreitadas. Por sua vez, magnatas judeus que contribuem generosamente para a sustentação de sinagogas e escolas ortodoxas amargam, na vida familiar, deserções inexplicáveis de entes queridos, passageiros privilegiados da sociedade transnacional dos ricos e milionários, onde as tentações e as transgressões acabam se diluindo na benemerência que alivia os corações.

Assumindo o Yom Kipur

Apesar desse quadro inquietante, anualmente, nas celebrações de Rosh Hashaná e Yom Kipur, as sinagogas brasileiras ainda ficam lotadas de fiéis. Na Administração Pública, pelo menos no estado do Rio de Janeiro, existem leis municipais e estaduais que liberam o funcionário público de trabalhar nestes dias. Uma das leis que abrange a cidade do Rio foi elaborada pelo então vereador Ronaldo Gomlevsky e sancionada pelo prefeito à época, Marcello Alencar (lei nº 1410 de 21 de junho de 1989). Já no âmbito estadual, a lei foi aprovada em 19 de dezembro de 1997 (lei nº 2874). Anos depois, o ex-governador Sérgio Cabral criou uma nova lei para os feriados judaicos, ampliando a antiga (Lei nº 6.543 de 26 de setembro de 2013).

Entretanto, o que se observa é que muitos judeus que trabalham no serviço público preferem não expor esse lado, muitas vezes resguardado, de suas identidades, comparecendo normalmente nas repartições nos dias sagrados. É fato comprovado que quando “as festas” recebem uma ajudazinha do calendário e são celebradas no fim de semana, a ida às sinagogas é maior. Citando novamente o rabino Sacks, vale destacar a sua observação:Os não-judeus respeitam os judeus que respeitam o Judaísmo. E os não-judeus ficam constrangidos por judeus que ficam constrangidos com o Judaísmo.”  

Tratando-se de Yom Kippur, é importante que por um período de 25 horas o mundo com seus absurdos e inconveniências fique para trás. Os judeus de todo o mundo, irmanados em suas orações, não darão ouvidos aos reclamos do corpo acostumado ao prazer da alimentação diária. Enlaçados pelo poderoso abraço espiritual de nossos profetas, estes autênticos heróis de nossa história, estaremos travando uma guerra silenciosa com os nossos sentidos mais primitivos, como a gula, a paixão, a dissimulação, a inveja, a raiva e a ambição. Enfim, com todas as transgressões cometidas, conscientemente ou não, ao longo do ano.

Todos os dias do ano

Por certo, a aspiração e a vontade decisivas de domar esses inimigos do caminho da retidão não serão tarefas a serem cumpridas em único dia dedicado ao perdão. O trabalho mais difícil e árduo irá se desenrolar ao longo dos 365 dias, no campo de batalha onde acontecem os embates das ideias, das provocações e da geração das falsas expectativas. Ou seja, na rotina diária de cada um.

Responder com coragem, audácia e inteligência - através de atos coordenados, decisões acertadas e, principalmente, de exemplos pessoais - é talvez exigir demais de um grupo minoritário, do qual se espera, até nas piores situações, momentos de grandeza e superação. Mas, o passado é a nossa verdade e nele aprendemos que as grandes conquistas coletivas do povo judeu nasceram da fé inabalável de vontades individuais que assumiram um papel decisivo na hora precisa. Que continue assim !

Texto atualizado, escrito originalmente em 2008 sob o título “O Yom Kipur e a guerra dos 365 dias


terça-feira, 6 de outubro de 2015

Visibilidade na mídia estimula terroristas

Por Sheila Sacks

Texto  publicado na Curadoria de Notícias do "Observatório da Imprensa"

Estudo desenvolvido por um pesquisador do “Institute for the Study of Labour” (IZA), uma organização sediada em Bonn, na Alemanha, que reúne mais de 1.500 economistas de 50 países, apontou evidências de que a demasiada cobertura dada pela mídia a atos terroristas não inibe esse tipo de violência, ao contrário, provoca novas ações semelhantes. O autor da pesquisa é Michael Jetter, professor da Faculdade de Economia e Finanças da Universidade EAFIT, em Medellín, na Colômbia, que analisou mais de 60 mil ataques terroristas entre 1970 e 2012, tendo como base as notícias publicadas no “New York Times”.


Jetter observa que em 1998 foram listados pelo ”The Global Terrorism Database” (GTD) 1.395 ataques, tendo esse número aumentado até chegar ao recorde de 8.441 em 2012. Segundo o economista, os terroristas precisam da cobertura da mídia para espalhar a sua mensagem, criar um ambiente de medo e recrutar seguidores. “Entretanto, até agora não sabíamos se a cobertura da mídia incentivava de forma ativa esses ataques”, pondera. De acordo com a análise de Jetter, uma notícia do “New York Times” focalizando um ataque terrorista em determinado país aumentou em 11% a 15% o número de ataques que se seguiram nesse país após a publicação da matéria.

Sobre os graus de dimensão da cobertura da mídia aos diferentes tipos de atividades terroristas, Jetter avalia que as missões suicidas recebem uma atenção maior dos meios de comunicação o que explicaria a sua crescente popularidade entre os grupos terroristas. Quanto à possibilidade de se limitar a cobertura sensacionalista sobre ataques terroristas visando um possível declínio dessas ações, o pesquisador opina em outro sentido: o de repensar o comportamento da mídia que até agora tem servido como uma plataforma livre para os terroristas.


O artigo sobre o tema foi publicado no jornal britânico “The Guardian” e leva a assinatura do brilhante jornalista Jamie Doward (“The Observer”), que este ano lançou seu primeiro livro, “Toxic”, um thriller criminal que mistura sistema financeiro, lavagem de dinheiro, célula terrorista, agentes de inteligência, conspiração global e perigo nuclear.


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Mídia, sociedade e preocupações globais

Por Sheila Sacks

Texto publicado pela “Curadoria de notícias” do Observatório da Imprensa


Parece estar havendo um descompasso entre as pautas da mídia e os interesses da sociedade. Recente pesquisa do Pew Research Center – o banco de dados com sede em Washington que monitora as percepções e as tendências nos Estados Unidos e no mundo – revela que a crise migratória na Europa e o conflito palestino-israelense não estão no topo das preocupações globais. Pelo menos até recentemente. Uma surpresa para os analistas que acompanham a recorrência e a espetaculização desses temas na mídia diária.

Divulgada há dois meses, em 14 de julho de 2015, a consulta foi conduzida em 40 países e envolveu 45.435 pessoas. Para 46% dos entrevistados, as mudanças climáticas e as catástrofes decorrentes, como inundações, secas etc, representam a maior ameaça ao planeta e essa percentagem cresce para 61% nos países da América Latina (no Brasil e no Peru esse índice chega a 75%).

Segundo a pesquisa, também são causas de grande apreensão pública, revelando-se desafios internacionais, problemas tais como a instabilidade econômica global (42%), o grupo Estado Islâmico-EI (41%), o programa nuclear iraniano (31%), os ataques cibernéticos a bancos e corporações (30%), a tensão entre a Rússia e seus vizinhos (24%) e as disputas territoriais entre a China e seus vizinhos (18%). O temor em relação ao EI é mais alto na Europa (70%) e nos Estados Unidos (68%).

No Brasil, é interessante observar, o programa nuclear do Irã e o terrorismo do Estado Islâmico preocupam 49% e 46% dos entrevistados, respectivamente, percentuais mais elevados do que os contatados no continente europeu e nos países da América Latina, que apresentam médias de 42% e 33%. Já o fator da instabilidade econômica é motivo de inquietação para 60% dos brasileiros.



A Curadoria de Notícias do Observatório da Imprensa é um novo canal de informações do site, com recomendações de notícias relevantes de interesse coletivo. É elaborada por uma equipe de jornalistas.

sábado, 8 de agosto de 2015

Caso Nisman é desafio para jornalismo investigativo

Por Sheila Sacks

Publicado no Observatório da Imprensa


“Uma nação é, antes de tudo, um sistema de segredos.” (José Ortega Y Gasset, escritor e filósofo espanhol, 1883-1955)

Um pouco mais de uma semana após a morte do promotor argentino Alberto Nisman, em 18 de janeiro, o autor do livro “Matar sin que se Note”, o também argentino Gustavo Perednik, doutor em filosofia, escritor e conferencista, revelou que o título da obra sobre a vida e o trabalho de investigação do promotor, publicada em 2009, não foi o preferido pelo seu principal personagem. Isso porque diante das quatro ou cinco opções de títulos apresentadas pelo autor à época, Nisman escolheu a terceira possibilidade. Com um sorriso irônico, conta Perednik, o promotor apontou o dedo para o título “O assassinato de Alberto Nisman”. 

Já na quinta edição ampliada, o livro de Perednik é uma versão romanceada da vida e do trabalho de investigação levado a efeito pelo promotor que há dez anos colhia provas sobre o atentado ao centro judaico AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), em 1994, que matou 85 pessoas e feriu mais de 300. Ele destaca que nos seus encontros com Nisman pode conhecer todos os parâmetros e detalhes da investigação. “No livro não existe um único dado que não seja real”, avalia. “E se no título se fala de seu assassinato é porque o ameaçavam e por isso se podia jogar com essa possibilidade”, explica Perednik que vive em Jerusalém.

Na entrevista ao jornal “La Nacion”, de Buenos Aires ("Sin Nisman no habría escrito esta crónica novelada", em 30.01.2015), Perednik também faz elogios ao caráter de Nisman e afirma que o enxergava como “um indivíduo heroico, idealista, que queria justiça e se empenhou até o final sem deixar-se deter por nada”. Sobre a suposta participação do governo argentino na tentativa de encobrir os culpados do atentado, tese defendida pelo promotor, Perednik garante que Nisman era centrado na realidade. “Ele somente falava se tinha provas.”

Acordo secreto

Encontrado morto com um tiro na cabeça no banheiro de sua residência, Nisman, 51 anos, responsabilizava o governo pela tentativa de acobertar os suspeitos iranianos apontados como autores do atentado à AMIA e sobre os quais pesavam pedidos de captura internacional. Sua morte se deu quatro dias após apresentar denúncia à Justiça contra a presidente Cristina Kichner, seu chanceler Héctor Timerman e outros assessores, e na véspera de prestar explicações sobre essas acusações ao Congresso.

A denúncia contida em um relatório de 300 páginas – rejeitada por um juiz federal três meses depois e arquivada em definitivo pela Justiça em maio - acusava formalmente o governo de negociar secretamente um acordo com o Irã para enterrar a investigação em troca da venda de petróleo iraniano à Argentina. Em 2013, os dois países haviam assinado um memorando de entendimento presumivelmente para revisar a causa judicial e interrogar os suspeitos em território iraniano devido à negativa de Teerã de extraditá-los. Porém o acordo jamais entrou em vigência porque apesar de aprovado pelo Congresso foi considerado inconstitucional pela justiça argentina e tampouco obteve aprovação do parlamento iraniano.

Nisman fundamentava suas acusações em uma série de escutas telefônicas envolvendo autoridades, diplomatas e funcionários iranianos, pessoal da inteligência argentina e políticos. Um dia após a sua morte, a jornalista Natasha Niebieskikwiat, do jornal “Clarin”, especializada em temas políticos, revelou que nos dois últimos contatos que teve com o promotor, na quarta-feira e no sábado (Nisman foi encontrado morto no domingo), ele repetiu uma mesma frase que a impressionou. “Eu posso sair disso morto”, preconizava a respeito do conteúdo de suas denúncias. A colunista escreveu que apesar das pressões, Nisman confiava na solidez de sua investigação e disse que naquele fim de semana iria se concentrar na preparação de sua apresentação ante a Comissão de Legislação Penal da Câmara dos Deputados (“Nisman:Yo puedo salir muerto de ésto”, em 19.01.2015).
 
Niebieskikwiat falou com Nisman pela última vez no sábado, às 21h17, através do Whatsapp. Ela conta que Nisman não quis dar nenhuma declaração e comentou que sempre lia a coluna da jornalista. “No domingo, não respondeu a nenhuma das mensagens do Whatsapp, apesar de aparecem como recebidas”, observou, acrescentando que o promotor geralmente respondia às mensagens de texto enviadas. Segundo a promotora que investiga o caso, Viviana Fein, a Justiça registrou a morte de Nisman como “duvidosa”.

Jornalista ameaçado

Primeiro a dar a notícia da morte de Nisman, o jornalista Damián Pachter, 31 anos, hoje vive em Israel, depois de abandonar a Argentina seis dias após a divulgação da morte do promotor e ao perceber que estava na mira de agentes dos serviços de inteligência. Em entrevista ao jornal “El País”, ele afirmou que vinha sendo ameaçado pelo Twitter, seguido por agentes policiais e que seu telefone estava grampeado. Pachter, que tem dupla nacionalidade porque viveu dez anos em Israel e serviu às suas Forças Armadas, trabalhava na capital argentina no jornal de língua inglesa, “Buenos Aires Herald”, na versão digital.

Em conversa com a correspondente Noga Tarnopolky, de Tel Aviv (“Primeiro um tuíte, depois a fuga para Israel”, em 26.01.2015), Pachter contou que na tarde de domingo, 18 de janeiro, foi contatado por uma fonte de sua total confiança que lhe revelou que o promotor estava morto. Mas Pachter somente tuitou a informação depois das onze da noite, ainda de forma velada, falando sobre um “incidente” ocorrido na casa do promotor. Meia-hora depois, passando um pouco da meia-noite, diante dos rumores que a notícia causou, o jornalista postou uma nova mensagem pelo Twitter em que confirmava a morte de Nisman, com detalhes: “Encontraram o promotor Alberto Nisman no banheiro de sua casa de Puerto Madero sobre uma poça de sangue. Não respirava. Os médicos estão lá.”

Para o jornalista os seus tuites tornados públicos naquela noite devem ter impedido que se fizessem alterações na “cena do crime”, na qual Nisman foi encontrado morto, daí a insatisfação de setores do governo interessados na hipótese do suicídio. Em um artigo para o jornal israelense “Haaretz”, logo depois de sua chegada ao país, Pachter afirma que jamais irá revelar o nome de sua fonte que assim ficaria vulnerável em sua integridade física. Apesar de até aquele momento somente dispor de 420 seguidores (atualmente tem mais de 10 mil), ele elegeu o Twitter pela velocidade e seu efeito de contágio. O que se mostrou eficiente porque imediatamente vários jornalistas começaram a procurá-lo e a notícia se multiplicou nas redes sociais.

Entretanto, a saída repentina de Pachter da Argentina ensejou comentários de uma provável ligação do jornalista com o Mossad, o serviço secreto israelense. A deputada Elisa Carrió justificou a hipótese ao assinalar em entrevista que “todos os serviços secretos internacionais estavam seguindo esse caso” (a denúncia do Nisman). Em sentido oposto, o semanário “Miradas al Sur” afirmou que a fonte do jornalista foi um médico do “Swiss Medical”, o primeiro a entrar no apartamento de Nisman. Esse profissional seria amigo de Pachter, tendo constatado pela rigidez do corpo que a morte teria ocorrida 12 a 15 horas antes (“La teoria conspirativa”, em 25.01.2007).

Em meio às especulações, dois meses depois, de seu exílio em Israel Pachter encaminha uma representação à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com sede em Washington, pedindo que o estado argentino garanta a sua integridade física no retorno ao país para seguir exercendo a profissão de jornalista. No documento de 45 páginas dirigido ao secretário executivo da Comissão, o mexicano Emilio Álvarez Icaza Longoria, e ao relator especial para a Liberdade de Expressão, Edison Lanza, do Uruguai, os advogados de Pachter asseguram que o repórter está em perigo desde que tornou pública a informação. “O risco que ele corre é grave, urgente e irreparável”, alertam.

Ajuda a Interpol

Designado em 2004 pelo presidente Néstor Kirchner (1950-2010) para atuar especificamente como promotor especial da causa AMIA, Nisman já vinha trabalhando nas investigações desde 1997. Em 2006, Nisman acusa formalmente o Irã de planejar o atentado e o grupo libanês Hezbollah de executá-lo. Um ano depois, o governo argentino aciona a Interpol (sigla do inglês International Criminal Police Organization) para a captura de cinco iranianos, membros destacados da república islâmica: Ali Fallhijan, ex-ministro da Segurança; Mohsen Rezai, ex-comandante da Guarda Revolucionária e atual membro do conselho que assessora o líder supremo Alí Jamenei; Ahamad Vahidi, ex-chefe da Guarda Revolucionária e ex-Ministro de Defesa; Mohsen Rabbani (que viveu na Argentina por 14 anos, até 1998), ex-adido cultural da embaixada do Irã em Buenos Aires e Ahmad Reza Ashgari, funcionário da embaixada ( “En qué consiste la causa de la AMIA que investigaba Alberto Nisman”, BBC Mundo, em 19.01.2015).

Seis anos depois, com a reiterada recusa do governo iraniano de entregar os acusados, Cristina Kirchner anuncia, em janeiro de 2013, um memorando de entendimento com o presidente Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, para que ambos os países trabalhem juntos no esclarecimento da autoria do atentado. Acordo investigado por Nisman e que através de seus contatos com os serviços de inteligência americano, israelense e da própria Argentina pode se municiar de documentos para embasar a denúncia. Segundo o promotor, o acordo permitiria ao Irã interferir na investigação e também influir para que a Argentina pedisse a retirada dos cinco iranianos da lista de procurados pela Interpol.

Entretanto, essa interação que o promotor mantinha com os órgãos de inteligência foi alvo de críticas, principalmente de autoridades e políticos governistas. Sua relação com o homem forte da SIDE (Secretaria de Inteligência del Estado, extinta após a morte de Nisman e substituída pela Agencia Federal de Inteligencia –AFI), Antônio “Jaime” Stiuso, de quem obteve grande parte das informações, resultou questionada em função da apresentação de escutas ilegais como provas. Trabalhando no órgão desde 1972, Stiuso era diretor geral de Operações e responsável pelos contatos com a CIA, o serviço secreto americano, o FBI (a polícia federal ligada à Justiça americana) e o Mossad. Em novembro do ano passado, quebrando um silêncio profissional de mais de 40 anos, o espião falou ao semanário “Notícias” e denunciou que vinha recebendo ameaças. Um mês depois foi demitido e em fevereiro deste ano aposentado compulsoriamente.

O mesmo destino parecia reservado a Nisman. O promotor foi avisado de que perderia o cargo na Promotoria por conta de reformas na Justiça, daí a pressa em formalizar a acusação. Ele vinha recebendo ameaças de morte e vários e-mails com mensagens intimidadoras foram revelados pela mídia argentina. Segundo a investigação policial, o promotor manteve contato telefônico por 12 minutos com uma linha em nome de Stiuso, um dia antes de morrer. O ex-espião deixou a Argentina após a morte do promotor, alegando ameaças. O tablóide “Perfil” (03.05.2015) informou que suas três filhas e um neto viajaram para os Estados Unidos sem data de regresso. Também revelou que fontes do governo argentino confirmaram que Stiuso tem feito viagens, com assiduidade, entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Miami. Para integrantes da equipe da presidente Kirchner, Stiuso interferiu no trabalho de Nisman para prejudicar o governo e seria ele o verdadeiro autor da denúncia sobre o acobertamento dos iranianos.

Passeata pelos 21 anos do atentado a ÀMIA (julho de 2015)
Em defesa de Stiuso falou o próprio Nisman, ao ser entrevistado pelo canal de TV “TN” (Todo Noticias), após tornar pública a sua denúncia contra Cristina Kirchner e poucos dias antes de morrer. O promotor disse que conhecia o espião e que quando foi indicado para comandar as investigações sobre o caso AMIA, o presidente Néstor Kirchner recomendou Stiuso como a pessoa que mais somava informações sobre o ataque. “O caso AMIA é um atentado terrorista internacional e tenho que trabalhá-lo com organismos de inteligência”, justificou.

Segurança comprometida

Última testemunha a ver o promotor com vida, o técnico de informática e auxiliar de Nisman, Diego Lagomarsino, disse à polícia que havia emprestado a pistola calibre 22, encontrada ao lado do corpo, atendendo pedido da própria vítima que quis a arma para a sua proteção. Um dia antes de ser encontrado morto, segundo Lagomarsino, Stiuso tinha telefonado para Nisman e o havia alertava sobre a possibilidade de seus guarda-costas não serem confiáveis. Disse ainda para que tivesse cuidado com a segurança de suas duas filhas.


No vídeo da cena da morte feita pela polícia e exibido em primeira mão no programa “Periodismo para Todos”, da TV argentina, em 31 de maio, o jornalista Jorge Lanata detalha as irregularidades cometidas pela perícia como a falta do uso de luvas no tratamento das provas e o descuido no recolhimento das evidências, com os peritos pisando no sangue do promotor e usando papel higiênico para limpar o sangue da arma. Lanata, um dos jornalistas mais conhecidos do país, também mostrou o vídeo para o médico legista americano Cyril Wetch, consultor e autor de vários livros que envolvem mortes de pessoas famosas, como o assassinato do presidente John F. Kennedy. Após analisar o caso por um mês, o especialista concluiu pela probabilidade de homicídio. Em entrevista ao programa de Lanata, em 12 de julho, ele concluiu que “as evidências são muito fortes, cientificamente, contra a possibilidade de suicídio”.

A afirmação de que Nisman foi assassinado já tinha sido feita por sua ex-mulher, a juíza Sandra Arroyo Salgado, quando em março reuniu a imprensa para apresentar a conclusão da equipe de peritos contratada por ela para avaliar os resultados da autópsia. “O relatório descarta com contundência as hipóteses de acidente e do suicídio”, disse. A juíza revelou que Nisman foi executado com um tiro na cabeça, de joelhos. “Sua morte é um assassinato que exige uma resposta das instituições do país.” Sofrendo ameaças e vivendo sob proteção policial, Arroyo Salgado e suas duas filhas mudaram de residência após a juíza flagrar um suposto fotógrafo tirando fotos de uma das meninas.

Para o jornalista Jorge Lanata que manteve contato com Nisman na véspera de sua morte, esse caso não seria o primeiro no país a ser dado como suicídio. Ele lembra que à época de Carlos Menem, que presidiu a Argentina por dez anos (1989-1999), esta era a maneira mais comum de desaparecer com as testemunhas. Convidado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) para falar no congresso promovido pela entidade em julho, na capital paulista, Lanata focou no caso Nisman e na atuação da imprensa. Ele criticou a postura do governo kirchnerista que vê os jornalistas como “inimigos” quando estes discordam da posição oficial.   Mas, passados seis meses da morte que chocou o país, a imagem de Nisman vem sofrendo um sério revés ao se tornar pública uma conta bancária não declarada em Nova York e detalhes de sua vida privada vazados pela própria polícia. “Uma estratégia de enlamear o campo que funcionou”, avalia Eduardo Fidanza, diretor de um instituto de pesquisas de Buenos Aires.

Recentemente, uma ampla reportagem sobre a morte do promotor argentino ganhou relevância nas páginas da revista “The New Yorker”, sob a assinatura de Dexter Filkins, ex-correspondente das guerras do Iraque e do Afeganistão do “New York Times”. O jornalista faz um apanhado de todo o histórico da novela AMIA-Nisman, com depoimentos de jornalistas, juristas, colegas de trabalho, funcionários americanos que acompanham o processo da AMIA, especialistas em economia e política externa e da própria Cristina Kirchner, caracterizada por sua atenção exagerado à aparência e ao uso de botox (“Death of a Prosecutor”, em tradução livre, Morte de um Promotor, em 13.07.2015). Sobre a personalidade de Nisman, fica-se sabendo que era um homem meticuloso, amante da vida noturna de Buenos Aires, praticante de windsurf, vaidoso, regrado na alimentação, disciplinado, organizado e empenhado, obsessivamente, nas investigações sobre o atentado à AMIA e em desvendar a real natureza do controverso acordo do governo argentino com o Irã.

domingo, 5 de julho de 2015

Show em Israel: boicote ou assédio moral?


Por Sheila Sacks

Desde que o músico inglês Roger Waters, ex-integrante do grupo Pink Floyd, tornou pública a carta enviada a Caetano Veloso e Gilberto Gil em que pede aos artistas para cancelarem o show em Tel Aviv, marcado para 28 de julho, um frisson sacudiu a mídia opinativa brasileira e as redes sociais, normalmente disponíveis para esse tipo de polêmica que envolve figuras conhecidas do show business.

A carta, escrita em maio logo após o anúncio da turnê dos brasileiros pela Europa e Israel, foi encaminhada aos músicos pelo movimento BDS, sigla para “boicote, desinvestimentos e sanções”, que desde 2005 faz campanha mundial contra Israel e é coordenado por um “Comitê Nacional Palestino” (BNC).   

Em 1 de junho, a “Folha de São Paulo” divulgou a carta de Waters que se utilizando de uma miscelânea de pontos de vista e estereótipos piegas sobre o Brasil, escreveu entre outras coisas, o seguinte: “ Eu tenho a praia de Ipanema nos olhos da minha mente”; “Eu tenho uma camiseta de futebol assinada: Para Roger, de seu fã Pelé”; “Eu amo o Brasil”.

Mas, a pressão sobre Caetano e Gil vem logo no parágrafo inicial: “Quando olho para as suas fotos, escuto as suas músicas, leio a histórias de suas lutas pessoais e profissionais, lembro de todas as lutas de todos os povos que resistiram”. Ao final do texto, mais coação: “Quando tudo isso acabar, nós iremos à Terra Santa, cantaremos nossas músicas de amor e solidariedade”.

Em 23 de junho foi a vez de “O Globo” publicar a carta-resposta de Caetano Veloso a Waters, em que é nítido o constrangimento do artista para explicar a sua presença em Israel. “Eu cantei nos Estados Unidos durante o governo Bush e isso não significava que eu aprovasse a invasão do Iraque”, alega. Mais adiante, desculpa-se: “Charbel (o brasileiro integrante do BDS que entregou a carta de Waters) sabe quantos problemas de produção teríamos no caso de cancelamento de um show que já foi anunciado e completamente vendido”.

Em 30 de junho, Waters ataca novamente com outra missiva endereçada a Caetano e publicada pelo “O Globo” que estranhamente adota o refrão do BDS nos títulos de ambas as cartas: “Boicote a Israel”. No documento, o inglês faz uma convocação pública ao brasileiro para se integrar às fileiras do movimento, a saber: “Temo que você possa estar vendo a política israelense com lentes cor-de-rosa”; “mas se você quer realmente influenciar o governo israelense, você se unirá a nós na linha de piquete do BDS”; ”Eu imploro a você para não proceder com sua participação em Tel Aviv”; “Caetano, eu não conheço você, nunca nos encontramos pessoalmente, mas eu acredito que você tem boas intenções”.

Como era de se esperar, algumas vozes com acesso à mídia e as redes sociais se pronunciaram por meio de artigos defendendo a apresentação dos artistas brasileiros em Israel. A série de explicações plausíveis apresentadas com o objetivo de aplacar a propaganda virulenta desencadeada por Waters ecoaram, mais uma vez, como vozes no meio do oceano, ouvidas apenas por aqueles que se encontram no mesmo barco.
  
Para além do oceano, no mundo da terra firme, a história, a experiência, a realidade e o bom senso contidos nesses textos lamentavelmente soçobram diante do universo fluido e digitalizado da propaganda, dos slogans e dos ídolos pop, uma trinca que persevera imbatível na era globalizada. Lembrar que Israel é a única democracia da região e que importantes lideranças palestinas até hoje não reconhecem o estado de Israel, assim como o radicalismo islâmico exclui Israel de qualquer acordo pra valer e o colonialismo inglês oprimiu judeus e árabes no início do século 20, definitivamente, essas assertivas apesar de verdadeiras já não têm o peso histórico de décadas anteriores.

Mas, por outro ângulo, essa pressão do ex-líder do Pink Floyd sobre Caetano e Gil apresenta características semelhantes ao que se convencionou tipificar como assédio moral. Afinal, o músico inglês criou uma situação de constrangimento para o colega brasileiro que se sentiu na obrigação de justificar em carta a sua apresentação em Israel e reafirmar a sua posição a favor do estabelecimento de uma pátria palestina. Uma asserção que, involuntariamente ou não, já politizou um show que, na origem, não privilegiava esse aspecto.

Com a publicação da segunda carta, mais incisiva contra a apresentação do show, mostra-se patente a ação coercitiva de Waters sobre Caetano. Para a legislação brasileira o assédio moral é uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que se manifesta por meio de gesto, palavra, escritos, capaz de provocar danos à personalidade ou imagem do assediado. No Rio de Janeiro, desde 2002 existe lei contra assédio moral relativa ao ambiente de trabalho. E Waters, Caetano e Gil têm no mundo dos espetáculos o seu ambiente de trabalho.

Também no Código Civil Brasileiro, o artigo 186 preceitua: Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ilícito. Sem esquecer o artigo 5º, inciso X da Constituição Federal: São invioláveis a intimidade, vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Ao insistir para que Caetano e Gil cancelassem o show em Israel, fazendo crer que mantendo a apresentação eles se mostrariam, segundo palavras de Waters, “cúmplices de políticas racistas e ilegais”, o artista inglês extrapolou a barreira da sensatez, do respeito e da verdade, em um explícito abuso moral contra a dupla brasileira e ao próprio estado de Israel, alvo constante de ataques verbais de lideres muçulmanos. Há pouco mais de um mês, em 4 de junho, em uma reunião em Beirute, no Líbano, representantes do Hamas, Hezbollah e influentes clérigos muçulmanos, como o aiatolá Moshen Araki, do Irã, acordaram que “a destruição de Israel” é a prioridade máxima dos movimentos islâmicos, sustentando o apoio e o respaldo a ações terroristas desses grupos na região.