linha cinza

linha cinza

domingo, 16 de abril de 2023

O Novo Mundo e a Terra Prometida

 

 /  Sheila Sacks  /


A melhor testemunha é o documento escrito (
Carl Sandburg,  historiador e poeta americano/1878-1967)


O feriado de Columbus Day é comemorado anualmente nos Estados Unidos na segunda segunda-feira de outubro. No Brasil e em outros países do continente, a descoberta da América tem data certa, festejada em 12 de outubro, dia em que Cristóvão Colombo, no longínquo ano de 1492, se deparou com o horizonte de uma terra desconhecida.

 

Luis Torres, membro da expedição de Colombo, assim escreveu no diário de bordo acerca do histórico dia: “Sexta-feira, duas horas depois do meio-dia, Hoshana Rabá no calendário judaico (sétimo dia de Sucot – a Festa das Cabanas, dia de libertação e milagres, 51º dia após a ascensão de Moisés ao Monte Sinai), vigésimo primeiro dia do mês de Tishrei, no ano de 5253 depois da Criação.” Vale lembrar que os sete dias de celebrações de Sucot recordam as “Nuvens de Glória que rodearam o povo hebreu durante suas peregrinações pelo deserto, por 40 anos, a caminho da Terra Prometida”.

 


Torres era um judeu recém converso (provavelmente de nome Yosef ben Halevi HaIvri) e profundo conhecedor do hebraico, aramaico, árabe, espanhol, português, francês e latim. Seu pai foi um escriba dos rolos da Torá. Foi escolhido por Colombo para ser seu intérprete oficial. Torres assim relata a madrugada da descoberta: “Eu escutava toda a noite Rodrigo de Triana recitar os Tehilim (Livro dos Salmos)... Nós ficamos acordados toda a noite e com a primeira luz trêmula da manhã, um de nós avistou a terra. Rodrigo correu para avisar Colombo.”  Para a maioria dos pesquisadores foi Rodrigo de Triana quem gritou “Tierra!Tierra!” ao perceber uma silhueta diferente no horizonte. No calendário cristão era sexta-feira, 12 de outubro. A terra avistada era uma ilha nas Antilhas chamada pelos residentes de Guanahani, a qual Colombo deu o nome de São Salvador.

 

Coube a Luis Torres ser o primeiro europeu a pisar o novo mundo. Ele foi um dos 39 tripulantes que não voltaram à Espanha com Colombo, permanecendo no assentamento de Natividade, na Ilha de Santo Domingo (São Domingos) onde hoje estão a República Dominicana e o Haiti. Torres deixou as Antilhas em fevereiro de 1494, retornando à Espanha com doze navios de uma frota de dezessete que Colombo trouxera em sua segunda viagem ao novo continente, em dezembro de 1493. Meses depois, em abril de 1494, Colombo teria deixado São Domingos com três caravelas, uma delas a Niña, em direção a Cuba e Jamaica.

 

Ainda acerca de Luis Torres, um documento escrito por ele, datado de 1523, afirma que sete judeus participaram da expedição e cita Rodrigo de Triana, quem primeiro avistou a terra, Rodrigo Sanchez, imediato da frota e dois médicos de nomes Birena e Marco.  

 

Sucot e o sonho da liberdade

 


Essas informações estão no livro Columbus then and Now – A Life Reexamined ( 'Colombo então e agora – Uma vida revista’, em tradução livre, publicado em 1997 ), de Miles H. Davidson, pesquisador independente que viveu na República Dominicana e estabeleceu um vasto acervo sobre o descobrimento. Ele contesta várias versões disseminadas sobre a viagem de Colombo, inclusive sobre a morte de Luis Torres que teria ocorrida em 1493, em Natividade. Davidson se utiliza de manuscritos dos séculos 16 e 17, de diários, cartas (El Libro Copiador de Cristóbal Colón) e registros navais da época para analisar cronologicamente os fatos que marcaram a vida do navegador e o papel desempenhado pelos judeus na primeira viagem de Colombo à América.

 

A obra e o autor são citados no artigo Sukkot guide for the Perplexed 2016 (‘Guia de Sucot 2016 para os perplexos’, em tradução livre), assinado por Yoram Ettinger, ex- consul de Israel em Houston, no Texas, e chefe do escritório de Imprensa do governo israelense em 1988 e 1989. Publicado na edição online do semanário americano The Jewish Press, o trecho foi extraído do livro de Ettinger, Jewish Holidays Guide for the Perplexed (‘Feriados Judaicos- Guia para os perplexos’, em tradução livre), editado em 2014.

 


Para Ettinger, a Festa dos Tabernáculos ou das Cabanas  “comemora a transição do povo judeu de escravo, no Egito, para a soberania na terra de Israel, da vida nômade no deserto onde viveu em cabanas por 40 anos,  à permanência na terra prometida”. Engloba igualmente o sentido universal da libertação, uma aspiração comum a toda humanidade. Assim, ele enxerga uma “aliança espiritual” entre a descoberta da América e Sucot, pela convergência das datas. A visão de um novo mundo justamente no sétimo dia de Sucot, em Hoshana Rabá -  considerado por nossos sábios como o último dia de “julgamento” divino no qual o destino do ano novo é determinado – se afigura como o prenúncio de um novo tempo de libertação e milagres.

 

Sobre a chegada ao novo mundo, Davidson conta que Luis Torres escreveu no fim de seu diário de bordo: “Nós desembarcamos na praia de San Salvador ( Guanahani, para os nativos) e tomamos posse do novo mundo para a Espanha. Cristóvão Colombo sempre acreditou que essa ilha e outras que ele avistou depois na viagem de descobrimento eram as Índias, perto do Japão ou China.” O pesquisador contesta versões de autores norte-americanos sobre a possível intenção de Colombo de chegar a novos continentes e também o real horário do avistamento, que para alguns biógrafos ocorreu duas horas depois da meia-noite de 12 de outubro.

 

Judeus financiaram Colombo

 


Quanto aos recursos para a expedição de Colombo, Davidson cita os judeus Abraham Senior, rabino-mor e chefe da coleta de impostos dos reis espanhóis Fernando de Aragão e Isabel de Castela, e Isaac Abravanel, que administrava as receitas da casa real, ambos sob o foco do édito real de expulsão dos judeus da Espanha, expedido em 31 de março de 1492. Segundo o autor, Fernando e Isabel trabalharam para persuadi-los a se converterem e permanecerem na Espanha, como o fizeram Alonso de Cabrera, Luis de Santagel ( escriba da casa real) e Gabriel Sanchez, judeus conversos envolvidos com o financiamento da expedição. Porém, apenas Senior, natural de Segóvia, aceitou a conversão, falecendo no ano seguinte. Abravanel, nascido em Lisboa, partiu para o exílio e ainda viveu mais dezesseis anos em cidades como Nápoles, Messina e Veneza, prestando serviços na área financeira e diplomática à nobreza.

 

Após a viagem, as duas primeiras cartas enviadas por Colombo narrando o feito do descobrimento e agradecendo o apoio à sua expedição foram dirigidas justamente a Santagel e Sanchez que adiantaram recursos pessoais de alto valor para financiar aquela que foi uma das maiores aventuras do homem em todos os tempos: a descoberta de um novo mundo. Coincidentemente ocorrida no sétimo dia de Sucot, no mês de Tishrei, o sétimo dos doze meses do calendário judaico (chamado yerach ha’etanim, ‘o mês dos fortes’ ou ‘o mês dos antigos), sete meses após o decreto de Alhambra. O documento em questão legalizou o confisco de bens e a expulsão de todos os judeus das terras espanholas (Sefarad) que lá viviam há mais de quatrocentos anos.

 


Biógrafos de Colombo detalham que a data marcada para a saída da frota era 2 de agosto de 1492, que naquele ano coincidia com o dia de Tishá B'Av, o mais triste do calendário judaico, no qual o judeu deve jejuar por 24 horas. A data lembra a destruição dos dois Templos Sagrados de Jerusalém. O primeiro em 422 antes da era comum, e o segundo ( reconstruído após a volta dos judeus de um exílio de 70 anos na Babilônia) 490 anos depois da queda do Templo de Salomão. Então, esse fato é apontado por muitos estudiosos como  o motivo do adiamento da partida para o amanhecer de 3 de agosto, no Porto de Palos. Pela tradição judaica, Tishá B'Av é um dia de má sorte. Coincidentemente, também em 2 de agosto expirava o prazo para a expulsão do judeus espanhóis que recusaram a conversão. Cronistas da época relatam que os cais da Espanha estavam apinhados de judeus que buscavam a fuga.    

 

Sinagoga Luis Torres

 


Para lembrar e homenagear a origem religiosa do homem que acompanhou Colombo e reportou a viagem se utilizando do calendário judaico, o então pequeno grupo de judeus de Freeport, cidade do arquipélago caribenho das Bahamas, fundou em 1972 uma sinagoga que recebeu o nome de Luis Torres. Segundo a enciclopédia online Jewish Virtual Library, Torres era um marrano (judeu secreto que praticava oficialmente o catolicismo).

 

 A sinagoga, cujo prédio pertencia a um banco, funcionou até 2021 quando foi fechada em razão da pandemia e também porque muitos de seus membros que não eram caribenhos saíram do país. Existe em Nassau, capital das Baahamas, uma congregação judaica com sinagoga e uma filial do Beit Chabad para atender em torno de 300 judeus. O arquipélago, cuja língua oficial é o inglês, integra a Commonwealth of Nations, com sede em Londres, e é formado por 24 ilhas habitadas e 600 desabitadas. Sua proximidade com a Flórida faz com que o país receba, anualmente, centenas de turistas americanos judeus, principalmente por ocasião das férias escolares.